Print

Apresentação

apresentação

Essa é a quarta revista que eu e minha equipe publicamos desde que assumi o mandato de senador. Ela trata de um período cheio de turbulência, os anos de 2014/2015. Um período onde, mesmo tendo saído vitorioso nas eleições de 2014, o governo da presidente Dilma tem dificuldade para iniciar o segundo mandato e retomar os programas de crescimento econômico e transformação social na sociedade brasileira. Setores da grande imprensa assumem o protagonismo da oposição e, num ambiente de ódio e intolerância com o governo e com o PT, fazem uma narrativa que atropela a Constituição para fazer o impeachment da presidente Dilma sem tipificação de crime de responsabilidade. O que, como disse o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, tem outro nome: é golpe!

Aqui falo dos momentos difíceis, além de prestar contas do meu trabalho no Senado e tentar resgatar um pouco da história do Acre no parlamento. Meu pai, Wildy Vianna, nos ajuda a contar essa história com uma bela entrevista. Também com o depoimento de um dos grandes da política acreana, o ex-governador e ex-senador Nabor Jr., homenageamos todos que dedicaram suas vidas à atividade política. Uma história ainda pouco conhecida e que, acredito, poderá ser muito útil para professores e estudantes interessados em conhecer, mais profundamente, a difícil, mas, importante trajetória acreana no Congresso Nacional.

Depois dessa primeira parte histórica, a revista traz um pouco do meu trabalho no Senado Federal, no qual fui reeleito para o cargo de vice presidente. Conseguimos avançar na tramitação e aprovação de novas legislações. Com destaque para a Reforma Política, a nova Lei da Biodiversidade e o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre muitas outras.

Na terceira parte da revista tratamos da obtenção de recursos para ajudar o desenvolvimento dos municípios e do nosso estado. Com destaque para as parcerias que fazemos com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre e com o governador Tião Viana.

Finalmente, terminamos a revista com uma quarta seção dedicada ao aquecimento global e às mudanças climáticas que tem atingido com cada vez maior intensidade o Acre, o Brasil e o mundo.

Boa leitura!

Jorge Viana