Quem Sou

Início/Quem Sou

Deixa eu me apresentar:

Leia também:

O que Penso

Sou Jorge Viana, um acreano apaixonado por minha terra ...

… filho do seu Wildy Viana e da dona Silvia Macêdo das Neves, tenho 62 anos, sou Técnico Agrícola, Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília (UnB) e professor do IDP.

Tenho muito orgulho de ter atuado junto ao ambientalista e líder seringueiro Chico Mendes, que sempre vinculou seu trabalho à defesa da Amazônia e de um novo modelo de desenvolvimento que seja sustentável e promova a inclusão social. Sou pai da Marian e da Kalu. E um vovô muito coruja da Clara e do André.

Militância política

A minha militância política vem do berço, meu pai era um político popular, que andava pelas colônias e sempre atendia muita gente em casa. Eu aprendi com ele que a política era um meio de ajudar as pessoas mais necessitadas e trabalhar pelo bem comum.

Aos 14 anos, eu fui para um colégio agrícola, no interior de São Paulo. Comecei a estudar, trabalhar, me virar e sobreviver longe da família. Lá comecei minha militância política, no movimento estudantil contra a ditadura militar, que continuou quando fui pra a Universidade de Brasília. Daquele centro acadêmico de agronomia e engenharia florestal saiu boa parte dos dirigentes do DCE (diretório central dos estudantes). Daí também me aproximei do pessoal que lutava aqui no Acre, principalmente na campanha pelas eleições diretas.

Fiquei muito próximo do Partido dos Trabalhadores e fiz grandes amizades com as lideranças dos movimentos sindicais e comunitários.

Quando me formei e voltei para o Acre para trabalhar, já fiz pareceria com o Chico Mendes para ajudar nos projetos dos seringueiros e também nas campanhas políticas. E até hoje mantenho esse compromisso com os povos da floresta, com os trabalhadores, com os idealistas que sonham e trabalham por um futuro melhor para todos.

Em 1990 disputei minha 1ª eleição, como candidato ao governo do Acre.

Foi uma campanha maravilhosa, que mobilizou e acendeu as esperanças de acreanos e acreanas de todas as idades. E foi a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores chegou ao segundo turno na disputa por um governo estadual.

O ex-presidente Lula veio me ajudar e visitamos juntos todos os municípios do Acre.

Prefeito, Governador

Fui Prefeito de Rio Branco (1993-1996), Governador do Estado do Acre por dois mandatos (1999-2006) e Senador da República (2011-2018).

Quando fui prefeito, nossa gestão teve uma das melhores avaliações do Brasil. O povo de Rio Branco viu que havia um desejo sincero de trabalhar e melhorar as condições da cidade.

O mesmo se deu no governo: em 2002 fui reeleito com o maior percentual de votos entre todos os governadores do país. Esse reconhecimento do povo acreano é um grande motivo de alegria para mim e toda a equipe que trabalhou comigo.

Tive a honra de receber o prêmio de “Líder para o Novo Milênio” da Revista Times e TV CNN, por nossa atuação na área de meio ambiente. Pelo mesmo motivo, a organização WWF (Wold Wildlife Fund) me concedeu o prêmio Gift to the Earth, em 2003.

Senador da República

No Senado Federal, tive a oportunidade de contribuir em temas de extrema importância.

Fui relator do Novo Código Florestal Brasileiro, da Nova Lei de Acesso à Biodiversidade, do Código da Ciência, Tecnologia e Inovação, presidi a Comissão da Reforma Política, fui titular da Comissão de Meio Ambiente, vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, além de ter chefiado várias missões oficiais no exterior.

Dos oito anos que estive no senado, quatro deles foram como Vice-Presidente do Senado Federal e tive a satisfação de ser apontado por oito vezes consecutivas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Legislativa (Diap) com um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Considero que cumpri com o dever de prestar um bom serviço ao país e elevar o nome do Acre, colocando meu estado como uma referência positiva na política brasileira.

Onde achar Jorge Viana?

Essa reposta é fácil, você sempre pode me achar no meu Acre querido.

AcrE-983375

Moro com minha companheira Dolores e toda família em Rio Branco, capital do estado, e viajo sempre que posso por todos os municípios, vilas e aldeias, onde cultivei boas amizades. Estou atuando na iniciativa privada.

Mas também gosto de um tempinho livre! 🍃😊

  • Sou botafoguense, torcedor do glorioso da estrela solitária.
  • Corredor de rua, maratonista (42 km) e nas meias-maratonas (21 km) é onde me encontro.
  • Gosto de me arriscar na cozinha preparando um peixinho e outras iguarias. Também me acho um grande pescador, acredite.
  • Os livros e as viagens foram fundamentais na minha formação, sigo aprendendo com eles.
  • Minha vida é embalada pelo som, estudei música na infância e fiz parte da banda de música Santa Cecília do maestro Neves, e sempre tenho um violão e uma gaita por perto.
  • Mas entre as melhores coisas da vida não pode faltar o cultivo das amizades. Se tiver um vinho ou mesmo um cafezinho para animar as conversas, melhor ainda.

Pra completar, os maiores presentes ganhei com a chegada dos meus netos, Clara e André, que me renovam com sua alegria.

O que mais posso pedir a Deus?

Só que me dê saúde, para seguir trabalhando e aproveitando a plenitude da vida.