O Que Penso

Início/O Que Penso

Diálogos, propósitos e boas idéias

Leia também:

Quem Sou

Antes de mais nada, eu agradeço sua presença aqui neste espaço, que é dedicado aos que amam o diálogo e desejam encontrar bons propósitos e boas idéias.

Aqui quero compartilhar meus pensamentos e sentimentos sobre as coisas e as causas pelas quais tenho lutado durante toda minha trajetória política.

O que Penso

Eu acredito na política como principal ferramenta para construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Acredito numa forma sustentável de viver, respeitando a Natureza e aproveitando com sabedoria suas riquezas para trabalhar, gerar prosperidade e melhor qualidade de vida para todos.

Diante de todos os problemas coletivos, a política é o único caminho viável. Ela é um instrumento de trabalho e uma arma para nossa defesa. Jamais uma arma para gerar violência, pois nossa luta deve ser no campo das ideias. Nossa defesa é, sempre, o diálogo respeitoso e livre, baseado no conhecimento e na ética da vida. Dessa luta, nunca vou abrir mão.

Costumo dizer que não existe atividade mais nobre que a política, desde que ela seja feita como se deve, com objetivo de ajudar principalmente os que mais precisam. O fazer político não pode ser pautado pelo ódio e pela intolerância, ele precisa construir pontes. Sempre procurei fazer política assim, respeitando os que pensam diferente de mim e tentando mostrar, através de argumentos, que a união é possível e fundamental para promovermos o bem comum.

Defendo a democracia e os direitos fundamentais de todos os seres humanos.

O que Faço

A política sempre fez parte da minha vida, desde muito cedo, isso não depende de estar ocupando algum cargo público e no exercício de um mandato. Comecei ainda nos tempos de estudanto no Colégio Agrícola e depois no Curso de Engenharia Florestal da UnB, na luta pela democracia e na histórica campanha pelas Eleições Diretas.

AcrE-983375

Graças às oportunidades que me foram dadas pelo povo do Acre, consegui ser Prefeito de Rio Branco – capital do estado – Governador do Estado (eleito e reeleito) e Senador da República. E nesse período, com ajuda de muitas pessoas e sempre construindo as coisas de maneira coletiva, penso que consegui fazer um bom trabalho e ajudei a colocar o Acre num lugar de destaque na política nacional.

O que Sinto

Mas agora, depois de tantos anos, confesso que estou muito preocupado com os terríveis retrocessos que estamos vivendo. Estamos atravessando uma das maiores tragédias da humanidade, essa terrível pandemia que causou tanta dor, e diante de tão grave problema não se pode negar a ciência nem fraquejar nas tomadas de decisão, muito menos negar a ajuda solidária aos que mais necessitam.

Nosso povo está suportando um sofrimento que poderia ser muito menor

... se não fossem os graves equívocos cometidos pelos que hoje estão no poder.

Talvez você não concorde com o que digo, mas …

Mas se olharmos objetivamente a realidade, vamos concordar ao menos em uma coisa: a vida tá difícil para a maioria do nosso povo, não é mesmo? Olha o preço da carne, do gás, da gasolina… O custo de vida sobe e milhões de pessoas voltam à condição de pobreza extrema. E não adianta culpar a pandemia, o problema é de economia.

E também é um problema de ética, de falta de solidariedade, de desprezo pela justiça.

O que Sonho

Diante deste cenário desolador que nosso país hoje vive, não posso me dar ao luxo de ficar como espectador, fora do debate político. Não é de minha natureza ficar omisso. Tenho conhecimentos e capacidade de trabalho. Posso contribuir com a experiência que tenho, orientada pelo compromisso ético de buscar sempre o melhor para todos.

Por isso, faço um convite:

Eu conto com todos vocês. E quero que todos saibam que também podem contar sempre comigo.