Em: Meu Trabalho Pelo Brasil

12 de dez de 2021

Acreanidade: Uma história de força e luta do povo Acreano
Acreanidade
Durante o mandato como senador, Jorge Viana, sempre fez questão de deixar claro como seu trabalho no parlamento influenciava na vida dos […]

Revista AcreanidadeDurante o mandato como senador, Jorge Viana, sempre fez questão de deixar claro como seu trabalho no parlamento influenciava na vida dos acreanos e dos brasileiros. Durante os 8 anos de mandato, lançou 5 revistas que mostram os avanços do seu trabalho e o impacto na história do povo acreano. Dentre elas está a revista Revista Acreanidade. Nesta revista está a história e o legado de Jorge, desde de antes de entrar na vida política, como candidato ao governo em 1990, até o seu período no Senado. Lançada em 2014, conta com uma matéria super interessante a respeito do Novo Código Florestal, que é de extrema importância para um país como o Brasil, que possui boa parte da Amazônia em seu território, e também sobre a mudança do código Penal, que seguia o mesmo desde 1940 e precisava com urgência ser atualizado para o século 21.

 

Histórias que inspiram a política no âmbito social e ambiental

Além de mostrar na prática o impacto do trabalho feito no parlamento para melhorar a vida de todos os brasileiros, Jorge mostra suas inspirações, pessoas que foram importantes na sua formação, como o próprio pai, Wildy Viana, que influenciou o caráter político e social desde que Jorge era criança. Jorge cresceu sendo incentivado a ler sobre seu estado, a história do povo acreano. Wildy sempre encorajou os filhos a entender política, já que foi vereador e prefeito de Rio Branco e mais tarde, deputado federal, e por onde passou deixou sua marca com uma política voltada para o lado social.

Também mostra a relação de Jorge com o líder seringueiro Chico Mendes, com quem teve uma grande amizade, forjada na luta pelo direito de manter a floresta em pé e dar dignidade aos povos residentes na Amazônia.

A revista Acreanidade mostra com detalhes a ideologia e ética de trabalho pelo povo brasileiro, em especial acreano, que Jorge Viana teve e tem em sua vida profissional. Sempre buscando o equilíbrio entre a dignidade social dos povos da floresta e o cuidado com a maior biodiversidade do planeta.

 

Jorge Viana é Acreano, engenheiro florestal e professor de gestão pública no IDP.
Quem Sou
O que Penso
Fale Comigo