Arquivado em:
Artigos
13 de dez de 2021
Durante os dias que passei na COP26, em Glasgow, enviado pelo IREE ECO, estive conversando com muitas pessoas, especialistas na área ambiental. Um dos diálogos que tive foi com a ex-ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira. Ela acredita que o mundo passa por uma mudança muito significativa, e que essa mudança está acontecendo independente dos governos, pois a sociedade civil se tornou a maior aliada da causa ambiental e do combate às mudanças climáticas. “A sociedade brasileira faz um Brasil maior. Então pra ter jeito, é essa sociedade com a sua democracia, com todas as suas habilidades, nós temos que agarrar a agenda e nós temos que dizer o que o Brasil quer” a ex-ministra me falou.
Em nossa conversa, Izabella afirmou que apesar de a mudança já estar acontecendo, o Brasil não pode demorar, “essa agenda traz soluções permanentes para o desenvolvimento do Brasil. Agora, não tem muito tempo, o Brasil, nós temos dez anos pra equacionar isso, depois o mundo começa a ser de baixo carbono, e as nossas vantagens comparativas deixarão de ser competitivas”.
Não posso deixar de concordar com a ex-ministra, que está coberta de razão ao apostar na mudança acontecendo a partir da sociedade civil brasileira, e acredito no potencial da nossa mudança, mas não podemos esperar muito por isso, precisamos de ações efetivas para agora.