Em: Artigos

13 de dez de 2021

Diálogos Sustentáveis: Izabella Teixeira fala da mudança que acontece a partir da sociedade na COP26
Jorge Viana e Izabella Teixeira na COP26
Durante os dias que passei na COP26, em Glasgow, enviado pelo IREE ECO, estive conversando com muitas pessoas, especialistas na área ambiental. […]

Durante os dias que passei na COP26, em Glasgow, enviado pelo IREE ECO, estive conversando com muitas pessoas, especialistas na área ambiental. Um dos diálogos que tive foi com a ex-ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira. Ela acredita que o mundo passa por uma mudança muito significativa, e que essa mudança está acontecendo independente dos governos, pois a sociedade civil se tornou a maior aliada da causa ambiental e do combate às mudanças climáticas. “A sociedade brasileira faz um Brasil maior. Então pra ter jeito, é essa sociedade com a sua democracia, com todas as suas habilidades, nós temos que agarrar a agenda e nós temos que dizer o que o Brasil quer” a ex-ministra me falou.

Em nossa conversa, Izabella afirmou que apesar de a mudança já estar acontecendo, o Brasil não pode demorar, “essa agenda traz soluções permanentes para o desenvolvimento do Brasil. Agora, não tem muito tempo, o Brasil, nós temos dez anos pra equacionar isso, depois o mundo começa a ser de baixo carbono, e as nossas vantagens comparativas deixarão de ser competitivas”.

Não posso deixar de concordar com a ex-ministra, que está coberta de razão ao apostar na mudança acontecendo a partir da sociedade civil brasileira, e acredito no potencial da nossa mudança, mas não podemos esperar muito por isso, precisamos de ações efetivas para agora.

Diário da COP26 – Com Izabella Teixeira
Jorge Viana é Acreano, engenheiro florestal e professor de gestão pública no IDP.
Quem Sou
O que Penso
Fale Comigo