Arquivado em:
Meu Trabalho Pelo Acre

03 de mar de 2022

Nossa História: Novo Mercado Velho
Mercado Velho
Sempre fui um admirador do Governador Hugo Carneiro (1926/1930). Ousado, revolucionou o urbanismo de Rio Branco ao construir um grande prédio na […]

Mercado VelhoSempre fui um admirador do Governador Hugo Carneiro (1926/1930). Ousado, revolucionou o urbanismo de Rio Branco ao construir um grande prédio na margem do rio: o Mercado Municipal. Construir com alvenaria virou moda e transformou as cidades acreanas.

Beira do RioInfelizmente, durante a crise dos anos 70 a 90, o entorno do velho mercado foi ocupado de forma desordenada e virou um problema. Na chamada Praça da Bandeira comércios com estruturas de madeira traziam o risco iminente de incêndio.

Mercado Velho do altoQuando começou nosso governo precisamos encarar o desafio de recuperar o Mercado Velho. E, também, a necessidade urgente de valorizar o rio Acre e voltar a virar a cidade de frente para o rio, que é a origem de nossa cidade.

Além da revitalização do “Novo Mercado do Velho”, fizemos a contenção do barranco e a passarela Joaquim Macedo, arrumamos a Epaminondas Jácome e valorizamos o patrimônio histórico que nos define como acreanos.

Governador Hugo Carneiro

Hugo Ribeiro CarneiroHugo Ribeiro Carneiro era paraense, de família cearense. Foi deputado pelo Ceará e juiz no Departamento do Tarauacá antes de ser nomeado governador do Território Federal do Acre.

Sua gestão, de 15 de junho de 1927 a 3 de julho de 1930, foi marcada pela modernização da capital e do Território. Rio Branco, que era uma cidade inteiramente construída em madeira, vivia atemorizada pelo perigo de que um grande incêndio a destruísse. Mas fazer o que se todos até então acreditavam que o solo argiloso do Acre não suportava grandes construções de alvenaria.

Mercado Velho em construçãoE foi graças à ousadia de Hugo Carneiro que Rio Branco recebeu seus primeiros grandes prédios públicos. Começando pelo Mercado Municipal, corajosamente erguido na margem do Rio Acre e inaugurado no aniversário do segundo ano de seu governo, em 15 de junho de 1929.

Animado o Governador Hugo Carneiro também construiu o prédio da Polícia Militar e deu início à construção do Palácio Rio Branco que, apesar de ter sido inaugurado e efetivamente utilizado ainda em sua gestão, não havia sido totalmente concluído.

Além disso, Hugo Carneiro trouxe para o Acre a primeira agência do Banco do Brasil, cuja sede estava localizada próxima ao Mercado, na rua Epaminondas Jácome. Enquanto que, na outra extremidade da cidade numa época em que ela terminava na Avenida Ceará, construía o Cacimbão da Capoeira e o Stadium do Rio Branco Futebol Club. Consolidava-se assim o traçado planejado para o 1º Distrito de Rio Branco, ao mesmo tempo em que começaram a proliferar casas particulares em alvenaria, seguindo a nova moda recém estabelecida.

Com isso Hugo Carneiro se tornou um dos principais urbanistas da história da maior e mais importante cidade acreana. Os prédios e equipamentos que ele ergueu na capital do Acre modificaram radicalmente a paisagem da cidade. Graças ao sucesso de sua administração, Hugo Carneiro foi posteriormente eleito deputado federal pelo PTB por dois mandatos, mantendo-se ligado ao Acre por toda sua vida.

Jorge Viana é Acreano, engenheiro florestal e professor de gestão pública no IDP.