Arquivado em:
Artigos
07 de jan de 2022
Estive em Glasgow, na Escócia, durante a COP26, participando como coordenador do IREE ECO. Durante os dias que estive acompanhando a Conferência do Clima, entrevistei autoridades, especialistas, estudiosos da área ambiental, entre eles tive a oportunidade de falar com o Tasso Azevedo, do MapBiomas Brasil, uma grande autoridade para falar de floresta.
Para ele, o foco do Brasil, a partir dessa COP26, precisa ser acabar com o desmatamento, “O desmatamento é o que acaba com o Brasil, inclusive em um cenário como esse. Se você tirar o desmatamento, o Brasil seria hoje o país que estaria dando a maior contribuição para redução de emissões da gases de efeito estufa fácil, sem nem contar o restante dos setores.” afirma.
Tasso também explica que para a economia da Amazônia crescer e os povos moradores da região melhorarem de vida, é necessário transformar os produtos oferecidos pela floresta de forma sustentável, em negócio, “O que vai viabilizar a Amazônia é uma economia baseada na floresta, que seja articulada com o que tem de melhor a oferecer a floresta.”
Acredito que com informações prestadas pela comunidade científica e com a riqueza presente na Amazônia, podemos sim ter um economia sustentável na nossa região, que transforme para melhor a vida dos moradores da maior biodiversidade do mundo.