Arquivado em:
Artigos

27 de dez de 2021

Diálogos Sustentáveis: Zequinha Sarney fala sobre assinaturas do Brasil em acordos na COP26
Zequinha Sarney e Jorge Viana
Participei da COP26, em Glasgow na Escócia, como coordenador do IREE ECO, e durante esses dias que estive presente na Conferência do […]

Participei da COP26, em Glasgow na Escócia, como coordenador do IREE ECO, e durante esses dias que estive presente na Conferência do Clima, fiz uma série de diálogos com estudiosos, pessoas que são defensoras das ações contra as mudanças climáticas, cientistas, políticos, e entre eles, conversei com o ex-ministro e atual secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Zequinha Sarney. Ele tem uma história de ativismo e luta pela causa ambiental, contra as mudanças climáticas.

Zequinha acredita que apesar de o Brasil ter assinado importantes compromissos, para redução da emissão de metano, de acabar com desmatamento, na pratica a história é outra, “no Brasil o presidente, agora recentemente, ele falando com representantes do agronegócio, fez justamente o contrário, dizendo que as pessoas não precisavam mais se preocupar com multas, que agora poderiam dormir tranquilos.” Ressalta.

Segundo o ex-ministro, nessa COP, um ponto marcante foi a questão financeira, para que todos os países possam fazer essa transição para uma economia de baixo carbono. Países desenvolvidos ajudando financeiramente países em desenvolvimento.

Assim como Zequinha fala, também acredito que o Brasil precisa mudar muito para que possamos alcançar os nossos objetivos e salvar não só o planeta como a vida humana, que está em risco com as mudanças climáticas.

Diário da COP26 – Com Sarney Filho
Jorge Viana é Acreano, engenheiro florestal e professor de gestão pública no IDP.
Quem Sou
O que Penso
Fale Comigo